Segundo a Associação Brasileira de Provedores de Serviços Administrativos (ABRAPSA), os serviços terceirizados nas empresas brasileiras aumentaram em grande escala ano passado e a tendência é crescer ainda mais. O crescimento, de acordo com a entidade, ficou em torno do 10%, o que significou um aumento de 8% em relação ao ano anterior.

Os motivos que levam o país a esse aumento de serviços terceirizados são uma tendência mundial, com a internacionalização das economias nacionais. Este cenário tem, a cada dia, causado uma agitação maior da consolidação do Business Process Outsourcing (bases de empresas fora de seus países de origem) no Brasil.

Outro número que comprova esse aumento dos serviços terceirizados no Brasil são apresentados pela consultoria Gartner Group, que avalia que a terceirização movimenta cerca de US$ 4,8 milhões em território brasileiro.

Mas as empresas brasileiras ainda têm muito a crescer no setor.

A título de comparação, apenas 10% das empresas brasileiras praticam a terceirização, contra 70% aos Estados Unidos e 50% da Europa. Isso mostra a demanda e o quanto o Brasil ainda pode crescer.

Serviços terceirizados em alta e vantagens

Há demanda por serviços terceirizado em todos os setores, mas alguns são os mais solicitados pelas empresas brasileiras, como os citados abaixo:

  • Consultoria de processos
  • Implantação de sistemas de gestão de qualidade
  • Pesquisa de clima organizacional
  • Gestão das relações trabalhistas
  • Sistemas de remuneração
  • Gestão fiscal e tributária

Outros segmentos em que a terceirização cresce são os serviços de mão de obra na construção civil, de manutenção e segurança da informação e limpeza e conservação. Devido a chegada de algumas empresas ao país, há um destaque também para a demanda de consultorias em processos contábeis e trabalhistas voltadas à legislação brasileira.

contratação de serviços terceirizados se diferencia, em termos de vantagens, pelos custos menores, já que quem contrata não arca com encargos trabalhistas e conta com maior especialização dos profissionais.

Outra vantagem é o distanciamento e a isenção do contratado, que garante mais impessoalidade, já que não têm ligação direta com quem o contrata.


 

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