O período de férias escolares é sempre uma época de cuidados diferenciados nos condomínios. O aumento da permanência das crianças nas áreas comuns e de lazer requer atenção redobrada. Neste post vamos dar dicas simples e importantes sobre como manter a ordem e a segurança das crianças no condomínio durante as férias.

Questões delicadas que as crianças podem gerar no condomínio

O assunto “crianças” é um dos maiores é responsáveis por conflitos em qualquer condomínio. A presença de crianças no condomínio pode ser interpretada de diferentes formas pelos condôminos adultos. De acordo com nossa experiência, as crianças figuram entre os 10 principais motivos de reclamações nos condomínios.

Os principais contratempos causados pelas crianças nos condomínios são:

  • Barulho;
  • Correria nas áreas comuns;
  • Brincadeiras (principalmente com bola) na garagem;
  • Danos nos carros;
  • Danos ao patrimônio.

Falando assim, ter crianças no condomínio parece algo desafiador. Mas não precisa ser. Basta estabelecer algumas regras e limites. A seguir, vamos mostrar como lidar com essa situação.

Algumas regras para as crianças no condomínio que valem para o ano todo

Apesar de ser no período de férias que as crianças se fazem mais presentes nos condomínios, elas moram nele durante todo o ano. Tomar atitudes rotineiramente faz com que o período de férias seja apenas um momento de pequenas alterações de rotina. Vamos às regras básicas.

Tenha uma norma sobre barulho

Essa norma vale tanto para crianças, quanto para os adultos. Oriente os condôminos sobre essa norma e faça com que ela seja seguida diariamente. Dessa forma, respeitar o silêncio no condomínio se tornará um hábito, independente do período do ano.

Tenha regras claras sobre o uso das áreas de lazer

Alguns condomínios contam com playground, piscina, quadras e espaços gourmet. Cada uma dessas áreas deve ter suas regras bem definidas e de fácil acesso aos condôminos. Uma dica simples e importante é fixar as regras de uso nos próprios locais, em um lugar de fácil visualização.

Dicas especiais para o período de férias

No período de férias, o tempo de permanência das crianças dentro dos condomínios aumenta. Entretanto muitos pais não conseguem tirar suas férias no mesmo período que as crianças, o que torna maior a preocupação com a segurança delas e a ordem do condomínio. Mas, algumas atitudes podem fazer muita diferença e ajudar a passar por esse período sem grandes problemas.

Aumente a vigilância nas áreas comuns

Remaneje a equipe do condomínio de forma a aumentar a presença de adultos nas áreas comuns para ficarem sempre atentos às crianças. Se o condomínio tiver piscina, a atenção deve ser redobrada. Para condomínios com muitas crianças, vale a pena investir na contratação temporária de pessoal nesse período.

Elabore uma programação de atividades

Elaborar uma espécie de colônia de férias é uma excelente forma de manter a ordem no condomínio e a segurança das crianças ao mesmo tempo. Tendo as atividades programadas, as crianças permanecerão concentradas e um só lugar e sob supervisão o tempo todo.

Exija o envolvimento dos pais ou responsáveis

A responsabilidade de cuidar das crianças não pode ser transferida integralmente para o condomínio. Os pais têm sua parcela (e bem grande) de responsabilidade e precisam arcar com ela. Envolva os pais nas decisões sobre as atividades extras nas férias e cobre deles a orientação correta das crianças sobre as normas do condomínio.

 

 

RECEBA NOSSOS ARTIGOS EM PRIMEIRA MÃO

 

FAÇA UM ORÇAMENTO CONOSCO

15 + 8 =

 

OUTROS ARTIGOS