31 3271 - 6087 comercial@rhtime.com.br

O Mercado Institucional de Limpeza e Multi-serviços e conservadoras em bh é um segmento da economia que pode ser considerado bastante novo.

Embora os prestadores de serviço e os fornecedores tradicionais atuem há muitos anos, até a década de 70, a maioria das empresas utilizava uma equipe de limpeza própria, nem sempre treinada em técnicas de limpeza ou uso de equipamentos e produtos profissionais.

O aprimoramento da terceirização como conceito gerencial e estratégico, nessa época, alavancou o mercado de prestação de serviço e fez florescer um grande número de novas empresas. Ao observar o mercado, é possível perceber que a maioria das empresas prestadoras de serviço no País possui entre 20 e 25 anos. O mercado de conservadoras em bh especificamente tem 20 anos.

Este é um dado importante para entender porque o mercado é tão carente de conceitos técnicos, tanto por parte dos prestadores, quanto pelos tomadores de serviço. Como é um segmento jovem, a pesquisa publica pela Revista Higipress interpreta que muitos conceitos ainda precisam ser difundidos e ensinados. Um ponto que parece ser real é que muitos tomadores de serviço adotam a terceirização como uma decisão financeira e não estratégica.

Além disso, há alguns pequenos prestadores de serviço que utilizam produtos e equipamentos domésticos ou não apropriados para o uso profissional.

Outra característica importante do setor diz respeito à grande quantidade de pequenas empresas. No levantamento, o internauta poderá verificar que quase 70% delas (entre 7.300 e 7.500) empregam menos de 20 funcionários. A maioria desses empresários vem da área operacional e não possui formação acadêmica e/ou profissional apropriada para uma gestão eficiente do seu negócio.

Dentre as várias carências detectadas destacam-se: Gestão Empresarial; Planejamento Tributário e Financeiro; Fluxo de Caixa; Gestão de Recursos Humanos, Visão de Negócio, Planejamento Estratégico de Seleção e Treinamento da Mão-de-Obra e Marketing.

Nível de Terceirização

Norte 2 a 4%

Centro-Oeste 8 a 10%

Nordeste 15 a 17%

Sudeste 59 a 61%

Sul 11 a 13%

Acredita-se que atualmente de 40 a 50% do Mercado de Limpeza Institucional no setor privado (que representa 40% do mercado total) já está terceirizado, especialmente nas grandes empresas, a exemplo das grandes indústrias, bancos, condomínios comerciais, grandes escritórios, supermercados, shopping centers, terminais rodoviários e aeroportos. E esta porcentagem é maior nos grandes centros e nas regiões Sul e Sudeste do País.

Já no setor público, que representa de 60% do mercado de limpeza, o nível de terceirização é bem maior, atingindo de 80 a 90%.

Praticamente a única área ainda disponível no âmbito federal, estadual e municipal (das grandes cidades) é a da educação, como escolas e universidades.

Neste momento, os segmentos consumidores com maior potencial para crescimento da terceirização são: Pequenos e Médios Escritórios, Pequenas Empresas, Hotéis, Hospitais, Instituições de Ensino, Indústrias Alimentícias e Condomínios Residenciais.


 

RECEBA NOSSOS ARTIGOS EM PRIMEIRA MÃO


 

FAÇA UM ORÇAMENTO CONOSCO

8 + 4 =


 

OUTROS ARTIGOS